Pop

ABBA anuncia álbum de estúdio e megaconcerto digital

abba
Capa do álbum 'Voyage', do ABBA, com lançamento previsto para novembro
Capa dos singles ‘I Still Hava Faith on You’ e ‘Don’t Shut Me Down’, que deverão fazer parte do álbum ‘Voyage’, do ABBA, com lançamento previsto para novembro

Um dos maiores fenômenos de venda da música pop nos anos 1970 e 1980, o ABBA está de volta após um hiato de 40 anos. Os suecos Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad anunciaram que farão em maio do próximo ano uma apresentação digital com banda ao vivo numa uma arena construída em Londres para este projeto, além do lançamento de um novo álbum de estúdio. Por apresentação digital entenda-se que os quatro não estarão no palco, mas representações holográficas dos cantores.

As versões digitais (ou avatares) do ABBA foram criadas após meses de técnicas de captação de movimento e performance com os quatro membros da banda e uma equipe de 850 pessoas da Industrial Light & Magic, a empresa fundada por George Lucas e que faz sua primeira incursão no mercado da música.

Agora, após 40 anos desde seu último álbum de estúdio “The Visitors”, o ABBA não apenas gravou duas novas músicas, “I Still Have Faith In You” e “Don’t Shut Me Down”, que serão ambas apresentadas no concerto, mas também gravaram e produziram um novo álbum inteiro. Gravadas juntas no estúdio Riksmixningsverket, de Benny, em Estocolmo, “Voyage” terá lançamento mundial no dia 5 de novembro, com distribuição da Universal Music. Ouça os dois singles:

A ABBA Arena será um espaço de última geração com capacidade para 3 mil pessoas, no Parque Olímpico Queen Elizabeth, em Londres. As pré-inscrições para os ingressos já estão abertas no site www.abbavoyage.com e os ingressos estarão à venda a partir desta terça-feira (7).

O concerto será produzido em parceria que reúne os produtores Johan Renck , Svana Gisla e Ludvig Andersson; o diretor Baillie Walsh; e o coreógrafo Wayne McGregor. “Assisti o ABBA ganhar o concurso da Eurovision, em 1974, e nunca imaginei que 47 anos depois eu estaria com eles nesta viagem extraordinária. A vida às vezes é estranha e maravilhosa”, comenta Walsh.

ABBA - Björn, Anni-Frid, Agnetha e Benny com os equipamentos usados para a captação de seus movimentos corporais
Björn, Anni-Frid, Agnetha e Benny com os equipamentos usados para a captação de seus movimentos corporais – Foto: Divulgação

Em comunicado à imprensa, os integrantes do ABBA comentam a ousadia do projeto do concerto digital. “Para dizer a verdade, a principal inspiração para gravar novamente vem de nosso envolvimento na criação do concerto mais estranho e espetacular que você jamais poderia sonhar. Vamos ser capazes de, na próxima primavera, nos sentarmos em uma plateia e assistirmos nossos ‘eus digitais’ executarem nossas músicas em um palco, em uma arena construída sob medida em Londres. Estranho e maravilhoso!”, diz a carta aberta assinada por Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid.

“Chamamos este álbum simplesmente ‘Voyage’ e estamos realmente navegando em águas inexploradas. Com a ajuda de nossos ‘eus’ mais jovens, nós viajamos para o futuro. Não é fácil de explicar, mas isso não foi feito antes”, segue o texto.

“Essas primeiras sessões em 2018 foram tão divertidas e quando Benny ligou e perguntou se eu consideraria cantar de novo, agarrei a oportunidade! Que canções e que alegria foi trabalhar novamente com o grupo. Estou tão feliz com o que fizemos e espero sinceramente que nossos fãs sintam o mesmo”, declarou Anni-Frid.

Agnetha revela ter se entindo muito à vonte em estúdio após tanto tempo. “Quando nos reunimos novamente no estúdio, não tinha ideia do que esperar…, mas o estúdio de gravação de Benny é um ambiente tão amigável e seguro e, antes que eu percebesse, eu estava realmente me divertindo. Mal posso acreditar que finalmente chegou o momento de compartilhar esse trabalho com o mundo.”

“O projeto Voyage injetou vida nova em nós em mais de uma maneira”, completa Bjorn.

Voltando ao passado, os números do ABBA em sua trajetória impressionam: mais de 400 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, 17 hits nº 1 nas paradas globais de sucessos e mais de 16 milhões de streams globais semanais. E o trabalho do grupo está longe de ser datado: a coletânea “ABBA Gold” (1992) ultrapassou recentemente sua 1000ª semana no UK Album Chart, sendo o primeiro álbum da história a atingir esta marca. Conteúdos digitais com a hashtag #ABBA no TikTok atingiram há dias 1 bilhão de visualizações, sem que o catálogo da banda esteja disponível na plataforma. Ouçam aqui o aclamado “ABBA Gold”, que reúne megasucessos do quarteto como “Dancing Queen”, “I Have a Dream”, “Mamma Mia” e outros:

 

Deixe uma resposta