Cidade de Neil Peart eterniza seu nome no Lakeside Park

Em tempos que a cultura e a arte são combatidas com tanta virulência por nossos governantes é confortante e inspirador ver o que poder público e comunidade podem fazer juntos em prol da memória cultura. Com aprovação total da população, a cidade de St. Catharines, na província canadense de Ontário, vai homenagear um de seus filhos mais ilustres. O baterista Neil Peart, do Rush, falecido em janeiro após anos lutando contra um câncer, dará nome a um pavilhão no parque no complexo lazer da cidade, o conhecido Lakeside Park, que reúne praia, jardins e parque de diversões – eternizado na canção com o mesmo nomes, uma das mais belas criações de Peart que, além de exímio instrumentista, era um letrista de primeira grandeza.

“Peart nasceu em St. Catharines e passou boa parte da juventude na cidade antes de juntar-se em Toronto a Geddy Lee e Alex Lifeson para formar uma das mais bem sucedidas bandas de rock, orgulho para todo o Canadá e os fãs de música em geral. “Neil passou muito de sua juventude em Port Dalhousie como pode ser ouvido na famosa canção que ele escreveu, ‘Lakeside Park’. Que homenagem incrível seria se ele tivesse isso colocado ali. Estamos todos muito orgulhosos de suas conquistas (…) Se todos nos juntarmos, podemos fazer isso acontecer”, diz o texto da petição. Além de batizar um trecho do parque há quem defenda mais homenagens ao músico no local, como a inauguração de uma estátua, por exemplo.

O carrossel de Lakeside Park, onde Neil Peart passou parte da juventude - Foto: Reprodução
O carrossel de Lakeside Park, onde Neil Peart passou parte da juventude – Foto: Reprodução

Localizado no bairro Port Dalhousie, o Lakeside Park  tem vista para os locais de naufrágio da Guerra de 1812 dos navios  USS Hamilton e do USS Scourge. Neil Peart morava muito perto do parque e, quando criança, passava os verões por lá. Mais tarde, já na adolescência, arrumou trabalho no porto que fica junto ao parque de diversões. A letra menciona o “24 de maio”, que é o Victoria Day, em que comemora o aniversário da rainha Victoria.

Em um de seus livros, “A Port Boy’s Story”, Neil Peart descreve suas reminiscências do lugar que viria a inspirar uma das mais apreciadas canções do Ruh. “No início da adolescência, realizei o sonho de todo garoto de porto: um emprego de verão em Lakeside Park. Naqueles dias, ainda era um turbilhão próspero e emocionante de brinquedos, jogos, música e luzes. Tantos fantasmas assombram que desaparecem no meio do caminho; tantas lembranças que me voltam. Eu trabalhava na barraca do jogo da bolha – convocando as crianças dizendo ‘Pegue uma bolha; prêmios o dia inteiro” – e, às vezes, era deslocado para onde se jogava o arremesso de bolas. Quando não estava ocupado, sentava na porta dos fundos e observava as crianças no trampolim. . .  Acabei demitido.

Abaixo, a letra de “Lakeside Park” e uma apresentação ao vivo desta obra-prima do Rush, originalmente lançada como single em 1975 e depois incluída no lado B do álbum “Caress of Steel” do mesmo ano:

Lakeside Park

(Geddy Lee / Neil Peart / Alex Lifeson)
Midway hawkers calling “try your luck with me”
Merry-go-round wheezing the same old melody
A thousand ten-cent wonders, who could ask for more?
A pocketful of silver, the key to heaven’s door
Lakeside Park
Willows in the breeze
Lakeside Park
So many memories
Laughing rides
Midway lights
Shining stars
On summer nights
Days of barefoot freedom racing with the waves
Nights of starlit secrets, crackling driftwood flames
Drinking by the lighthouse, smoking on the pier
Still we saw the magic was fading every year
Lakeside Park
Willows in the breeze
Lakeside Park
So many memories
Laughing rides
Midway lights
Shining stars
On summer nights
Everyone would gather
On the twenty-fourth of May
Sitting in the sand
To watch the fireworks display
Dancing fires on the beach
Singing songs together
Though it’s just a memory, some memories last forever
E aqui uma apresentação ao vivo da faixa em concerto no Capitol Theatre, de New Jersey (EUA), em 12 de outubro de 1976:

Veja mais em:

 

 

 

 

 

 

One thought on “Cidade de Neil Peart eterniza seu nome no Lakeside Park

Deixe uma resposta