Blues

Do Mississipi ao Cariri com o gaitista Jefferson Gonçalves

A música é uma longa estrada que passa por tantos caminhos e paisagens que sempre são capazes de surpreender nossos ouvidos e os demais sentidos. Ou qual seria a reação diante de misturas melódicas que por vezes podem soar inusitadas mas são redondamente coerentes em sua proposta. Assim vem sendo o trabalho do gaitista Jefferson Gonçalves, nascido e criado no blues mas que levou o som das águas barrentas do Mississipi buscar inspiração pros lados do Rio São Francisco.

E assim o baião, o xote, o maracatu e o xaxado, enfim, aquela forrozeira toda se juntam à musicalidade ancestral dos negros americanos. Acaba lembrando bastante o próprio zydeko que é um ritmo tipico da Louisiana que coloca o blues, o r&b e a música local creole num caldeirão sonoro que não deixa viva alma sem remexer os quadris.

Uma boa oportunidade de conferir a sonoridade de Jefferson e sua banda formada pelos cascudos Kleber Dias (voz, guitarra, bandolim e violão de 12 cordas), Fabio Mesquita (baixo), Marco BZ (bateria) e Marco Arruda (percussão) será nesta quarta-feira (27/4), às 19h30, no Teatro Rival.

As primeiras incursões de Jefferson nesta conexão entre o Mississipi e o Cariri começaram em 2003, com o álbum Gréia, e foram tornando-se cada vez mais constante chegando ao seu ápice no passado com o lançamento do CD Paisagens Sonoras, em parceria com o violonista Beto Lima – um trabalho de rara sensibilidade.

E ainda este ano, o gaitista aprofundará seu trabalho de pesquisa musical ao lançar um projeto de gaita e percussão com o consagrado Robertinho Silva.

A abertura da noite no Rival será com a cantora Sonja e sua banda, uma grata representante da renovação da cena blueseira do Rio.

Confira um pouco do trabalho de Jefferson aqui:

 

SERVIÇO

Data: 27/03/2019
Local: Teatro Rival Petrobras
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 19h30
Abertura da casa: 18h

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *