Rock

Dolores O’Riordan, 50 anos

Dolores O'Riordan Cranberries

Capa da compilação 'Remembering Dolores', que reúne 15 faixas essenciais da cantora irlandesaNesta segunda-feira (6), Dolores O’Riordan completaria 50 anos se estivesse entre nós. Para não deixar a data passar em branco, a gravadora Island Records, os membros remanescentes do Cranberries e o espólio da cantora lançam uma compilação de 15 canções selecionadas do catálogo de oito álbuns da banda. “Remembering Dolores” é uma coleção de canções selecionadas por amigos, parentes e pelos músicos Fergal Lawler, Mike e Noel Hogan, ex-colegas do grupo.

the cranberries
Além de vocalista, Dolores era a principal letrista do The Cranberries – Foto: Divulgação

“Escolhemos em conjunto com alguns dos amigos e parentes de Dolores uma playlist especial de 15 músicas do nosso catálogo, canções que lembram Dolores a cada um de nós, de diferentes maneiras e por diferentes razões. Ao invés de escolhermos as músicas que tiveram muito sucesso, decidimos escolher entre algumas das nossas músicas favoritas menos conhecidas”, declararam Fergal, Mike e Noel em comunicado divulgado à imprensa.

Para coincidir com este lançamento digital, Fergal, Mike e Noel farão um livestream através do Facebook da banda, nesta segunda-feira, às 15h (horário de Brasília), também será transmitida pelo portal da revista irlandesa Hot Press.   Apresentado pelo jornalista Stuart Clark, da Hot Press, o livestream incluirá uma conversa com Fergal, Mike e Noel, comentando o significado de cada faixa da compilação.

Além disso, o livestream terá a estreia para os fãs do novíssimo vídeo de “Never Grow Old”, uma montagem de imagens inéditas da banda, a partir de diversas sessões fotográficas, outtakes (parte de uma gravação eliminada durante o processo de edição que não foi incluída no resultado final) e b-roll (filmagem suplementar ou alternativa intercalada com fotos) dos seus populares vídeos “Linger”, “Free to Decide”, “Ode to My Family “, “Zombie”, entre outros. Após a estreia, o vídeo estará disponível aqui

O álbum de estreia do The Cranberries, “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?” (1993), foi lançado e classificado como nº 1 nas paradas de álbuns do Reino Unido em março daquele ano. O seu segundo e comercialmente mais bem-sucedido álbum, “No Need To Argue” (1994) permaneceu nas paradas britânicas durante 98 semanas.

Em abril de 2019, o The Cranberries lançaria seu oitavo e último álbum, “In The End”, cujos vocais tinham sido gravados por Dolores antes da sua trágica morte, em 15 de janeiro de 2018, provocada por intoxicação após excessivo volume de bebidas. O guitarrista Noel Hogan declarou na ocasião que o lançamento deste trabalho honraria sua memória. E “In The End” alcançou o top 10 no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, França, Itália e na parada da Billboard Independent Albums nos Estados Unidos. O álbum foi ainda indicado para “Melhor Álbum de Rock” no Grammy Awards 2020. Dolores é considerada a maior cantora irlandesa de todos os tempos. Ouça aqui “In The End”:

 E para ficar com as boas lembranças da carismática Dolores O’Riordan no palco vamos deixar aqui um concerto completo do Cranberries em Madrid, em 22 de abril de 1999:

 

Deixe uma resposta