Instrumental

Jean-Michel Jarre registra em CD-DVD concerto na Notre-Dame virtual

jean-michel jarre

O instrumentista e artista performático francês Jean-Michel Jarre sempre flertou com a tecnologia e a modernidade em suas apresentações. Durante a pandemia foi além e adentrou 2021 com uma ousada performance ao vivo num ambiente virtual que reproduzia a mítica catedral de Notre-Dame virtual, um dos ícones parisienses . O show, que combinou visuais de um concerto de realidade virtual com uma performance ao vivo em estúdio obteve 75 milhões de visualizações em todo o mundo, feito que catapultou Jarre ao topo da lista da Pollstar para lives.

O concerto completo foi exibido em realidade virtual e estreou no Festival de Cinema de Veneza, em 10 de setembro. Agora, Jarre está lançando “Welcome to the Other Side”, CD e DVD com o registro dessa performance ao vivo, que inclui faixas de sua obra “Electronica”, recentemente indicada ao Grammy, assim como novas versões retrabalhadas de seus clássicos “Oxygène” e “Equinoxe”. Esta última traz o concerto na íntegra, além de uma masterclass com o músico na qual ele revela os segredos por trás da realização do ambicioso espetáculo que você assiste aqui:

“O mundo estava em lockdown, todos estávamos vivendo em isolamento, confinados em nossos lares, que se tornaram o quartel general de nossas vidas e o único espaço que tínhamos para manter alguma forma de normalidade. Onde trabalho, família, amor, lazer e diversão estavam todos contidos dentro daquelas quatro paredes. Compartilhamos e interagimos com o mundo exterior através de nossas telas. Como músico, artista de palco e criador de eventos ao vivo, como meus colegas, eu precisava criar, me apresentar e compartilhar, esta é a minha única vocação”, afirma o músico em comunicado.

Jean-Michel Jarre imaginou um concerto em live streaming do qual todos pudessem participar a partir de suas próprias bolhas e “Welcome to the Other Side” foi concebido como título, já que todos precisavam olhar com otimismo para o fim desse túnel da quarentena.

“Um monumento que é patrimônio mundial e conhecido pelas massas, me pareceu o local ideal para montar o cenário. A Notre-Dame de Paris é um dos locais mais visitados pelos turistas de todo o planeta – e era o cenário ideal para um convite de viagem e celebração no Réveillon… mesmo virtualmente. Projetei o concerto em realidade virtual, mas construí tudo para ser compartilhado em todas as mídias possíveis e qualquer pessoa que quisesse se juntar a nós era bem vinda… E elas vieram!”, recorda.

Jarre acredita que estes estranhos tempos são desafiadores criativamente e também os mais empolgantes para se inventar e moldar o futuro. “Ao invés de substituir qualquer modelo do passado, o momento abre portas para ampliarmos ainda mais os nossos limites”, acredita.

Deixe uma resposta