MPB

Novos pássaros sob as asas de Ney Matogrosso

Ney Matogrosso e Fernanda Cabral no estúdio - Foto: André Amaro

Conhecido pela sua generosidade em relação a artistas que estão começando sua caminhada, não são poucas as vezes em que Ney Matogrosso participa de trabalhos daqueles que sonham com a fama e reconhecimento. Mas agora o cantor deu um passo além e criou a Matogrosso Produções Artísiticas, um selo que, além de gerenciar sua bem sucedida carreira, acolhe novos talentos em nove da renovação da música brasileira. A brasiliense Fernanda Cabral é a primeira a receber as bênçãos de Ney para seguir adiante.

A jovem cantora e compositora teve a presença do padrinho no estúdio de gravação para a produção de “Pássaro”, primeiro single do álbum “Tatuagem Zen”, o primeiro trabalho sob os cuidados do mais novo selo da MPB, com lançamento previsto para setembro. “Admiro a Fernanda pela sua composição, pela atitude de ir atrás de sua carreira, pela sua forma de cantar. Ela é contida e forte, suave e verdadeira”, destaca Ney, que vai além nos elogios. “Primeiro me encantei com sua voz, apresentada pelo Sacha [Amback, produtor e músico]. Depois a conheci no estúdio. Fernanda é uma força da natureza. Temos isto em comum. Uma ligação muito íntima com a terra e os elementos da natureza”, compara Ney Matogrosso, que cuida pessoalmente da curadoria dos artistas com os quais a Matogrosso pretende trabalhar.

“Uma emoção indescritível foi ter conhecido Ney. Cantar, escutar e estar ao lado dele foi um dos maiores presentes da minha vida, pois ele sempre foi uma grande inspiração pra mim como artista e como pessoa. Sua conexão com a natureza é parte do caminho que venho semeando através da minha música”, comenta Fernanda, que estabeleceu reputação de ter uma forte presença de palco e pela poética afiada, daquelas que mexem com sentimentos escondidos e traz tudo à tona.

Fernanda Cabral é a primeira artista do selo criado Por Ney Matogrosso, a Matogrosso Produções - Foto: Márcio Scavone
Fernanda Cabral é a primeira artista do selo criado Por Ney Matogrosso, a Matogrosso Produções Artísticas – Foto: Márcio Scavone

A faixa “Pássaros” é uma parceria entre Fernanda, Chico César e Sacha Amback, que produziu o álbum, juntamente com o paraibano Chico Correa e o espanhol Vincent Huma.

“’Pássaro’ nasceu inspirada no voo de uma águia, em um lindo monte na cidade de Catolé do Rocha, na Paraíba (a cidade natal de Chico César), onde, a partir de uma foto tirada por mim nesse momento, Chico César me envia a letra da canção. A partir daí, componho a melodia, sendo a música posteriormente harmonizada e finalizada pelo Sacha. Foi tudo quase telepático e concluímos que a canção tinha vindo ao mundo para a voz de Ney Matogrosso, o nosso pássaro!”, lembra, com propriedade, Fernanda que passou alguns anos na Espanha. Neste período realizou apresentações em casas de espatáculos como a Midem (Cannes, França), BlueNote (Tóquio), GalapaJazz e Sónar (Barcelona), entre outros locais.

Veja, abaixo, o videoclipe oficial de “Pássaro”, com imagens da gravação da faixa nos estúdios Visom, no Rio:

Foi na Espanha que travou contato com o cineasta Pedro Almodóvar e atuou como preparadora vocal do elenco do longa “A Pele Que Habito”.

Antes de “Tatuagem Zen”, Fernanda gravou em 2011 seu primeiro trabalho “Praianos”, totalmente autoral e com a participação especial de Chico César, como cantor e coautor em duas faixas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *