Rock

Pete Townshend chega aos 75 anos

Pete Towsnhend

Nesta terça-feira a alma criativa de uma das maiores legendas do rock celebra 75 anos, sem o menor sinal de proximidade da aposentadoria. Pete Townshend faz aniversário prestes a lançar um novo álbum solo – sua banda, o The Who, o fez em 2019.

Há duas semanas, Pete disse numa entrevista que o Who não existe mais. Quis dizer que não havia mais a química da banda sem os eternos companheiros John Entwistle (falecido em 2002) e Keith Moon (em 1978). Mas o certo é que, mesmo entre alguns hiatos, a força demolidora do The Who permaneceu e atravessou décadas, mesmo que ‘apenas’ com Pete e Roger (Daltrey), acompanhados no palco por verdadeiros monstros como o super baixista Pino Palladino e o baterista Zak Starkey, um peixão filho de outro, um tal Ringo Starr. Zak já estava talhado para o papel de baterista do The Who desde criança: foi Keith, amicíssimo de seu pai, que lhe presenteou com o primeiro kit de bateria. Deu no que deu.

Pete Townshend - Foto: Reprodução
Pete Townshend – Foto: Reprodução

Mas é questão de retórica. Mesmo que não se apresentasse mais, o The Who ecoaria permanentemente a cada apresentação de Pete Townshend, seu guitarrista, multi-instrumentista e principal compositor, com mais de 100 canções emplacadas na carreira da banda. Aliás, sempre ecoou em tudo que Pete fez, incluindo seus diversos álbuns solo e as inúmeras contribuições jornalístico-literárias que tem prestado a revistas, jornais e periódicos.

É difícil prever se o The Who ainda lançará um novo álbum no futuro, tendo em vista o tempo que a banda costuma levar para registrar novas composições – neste século foram apenas dois, ‘Endless Wire’ (2006) e ‘Who’ (2019). Mas é também difícil acreditar que depois dos grandes shows da turnê ‘Moving on’, encerrada ano passado, não haja motivação para a estrada quando o fantasma do Coronavírus tiver desaparecido. A junção de uma voz gloriosa com uma das maiores guitarras de todos os tempos tem a vocação da eternidade. E onde houver rock, há o nome de Pete Townshend. Ouça aqui o último trabalho do The Who, o álbum homônimo, lançado em dezembro de 2019.

 

One thought on “Pete Townshend chega aos 75 anos

  1. Parabéns a Pete Townshend! Que faça o que quiser com a “The Who”, pois já marcaram nome na história do Rock. Jamais esqueceremos Tommy, a Ópera Rock e tantos outros trabalhos como “Who’s Next”, etc.
    Gostaria de uma coluna de outro gênio que também completou 75 anos em 30/03/2020, chamado Eric Clapton.
    Um abraço!

Deixe uma resposta