Plataforma de Lançamentos – nº 10

Neste Dia do Reggae o Plataforma da Lançamentos não teria como deixar Bob Marley de fora. Conheça o clipe oficial do mega hit “No Woman No Cry”, lançado dentro das celebrações dos 75 anos de nascimento do artista jamaicano. Em cima do debate sobre preconceito racial, Gabriel O Pensador apresenta o single “Vamo Aí”, um rap reportagem com as participações do reggaeman Ponto de Equlíbrio e da jovem rapper Gabz. Na faixa internacional, destaque para “Rockstar”, uma fantasia distópica do rapper DaBaby.

 

Mais um presente da família Marley

2020 é ano para se falar de Bob Marley que estaria completando 75 anos. Apesar da pandemia, nada pode calar uma das vozes mais expressivas da música do final do século 20 cujas mensagens são mais do que necessárias nos dias de hoje. A Island Records e a família Marley seguem com os lançamentos de conteúdos exclusivos nas plataformas de streaming e neste 1º de julho, Dia Internacional do Reggae, o lendário Bob Marley é lembrado com o lançamento do vídeo oficial de “No Woman No Cry”, talvez sua música de maior sucesso em todo o mundo. Dirigido por Kristian Mercado Figueroa e filmado na Jamaica e em Nova York, o poderoso visual explora duas estórias de uma família dividida por país, mas conectada pelo amor, querendo proporcionar uma vida melhor para os filhos. Vemos uma mãe forte e amorosa se esforçando para cuidar de seus filhos em sua terra natal. Ao mesmo tempo, o pai, isolado na cidade de Nova York, trabalha incansavelmente como motorista de táxi para melhor sustentar sua família que ficou em seu país. O vídeo mostra a importância da família e sua conexão, enquanto confronta as lutas genuínas que muitas famílias enfrentam no mundo moderno, muitas vezes forçadas a se separarem devido à pobreza.  Assista aqui:

 

Pensando alto com O Pensador

Com um pé no rap e outro no reggae e uma pitada de samba, Gabriel O Pensador reforça as mensagens de combate ao racismo e outras formas de opressão em seu novo single “Vamo Aí”, parceria com o irmão Thiago Mocotó e Udi Fernandes, guitarrista de sua banda. A letra faz referências às mortes do americano George Floyd e do menino João Pedro, vítimas da truculência policial tanto na nação mais rica do mundo quanto no Brasil, mostrando que o preconceito está em toda parte. “Essa música fala sobre opressão em vários sentidos. É uma maneira de pensar na morte, na violência e refletir sobre a vida. E cobrar de todos mais de atitude, mais consciência. Na letra a gente fala: ‘O Oscar da covardia vai para quem vira as costas e silencia nossa ferida exposta do dia-a-dia, essa é a nossa resposta para hipocrisia’. É um chamamento para todos que estão aí, de uma forma ou de outra, se acostumando com as atrocidades que a gente vê”, reflete o Pensador, que gravou a faixa e o clipe com as participações de Ponto de Equilíbrio, um dos grandes nomes do reggae nacional, e da jovem rapper Gabz. A produção e arranjos são de Keviin. O videoclipe teve cenas gravadas em estúdio e na Ilha da Gigóia, com direção de PH Stelzer, da Ganja Filmes. A edição inclui imagens dos atuais protestos contra o racismo e relembra manifestações históricas em favor da democracia. O clima é de rap reportagem. Não podemos esquecer o quanto se lutou para chegarmos aqui. Assista o clipe:

Distopia pouca é bobagem

Em meio a um apocalipse zumbi no estilo walking dead, o rapper DaBaby apresenta o videoclipe de seu hit “Rockstar”, faixa que chegou ao 1° lugar da parada Global do Spotify, com participação de Rodd Ricch. O vídeo tem direção de Reel Goats. Em função dos debates sobre racismo e justiça social, o rapper apresentou a versão remix da canção na qual foi incluído um novo verso reflexivo, inspirado pelo movimento global #BlackLivesMatter. Assista o clipe oficial de “Rockstar”:

 

 

 

Deixe uma resposta