Reveja Elza Soares em shows históricos e conheça seu novo clipe

Cena de um dos shows da turnê de 'A Mulher do Fim do Mundo' no Circo Voador - Foto Reprodução

No mês em que se comemoram os 90 anos de Elza Soares, o Circo Voador programou para o seu canal no YouTube a exibição de trechos selecionados de espetáculos emblemáticos da artista em sua lona. Neste sábado (11), às 22h, serão exibidos os melhores momentos das apresentações de Elza no Circo do espetáculo “A Mulher do Fim do Mundo”, da turnê do álbum de mesmo nome, lançado em 2015. E no sábado(18) será a vez do acalmado “Planeta Fome” (2019). Além disso, a cantora lançou nesta quarta (8) uma releitura para a clássica “Juízo Final”, clássico de Nélson Cavaquinho.

Desde sua estreia como cantora profissional, em 1959, Elza acumulou sucessos, mas público e crítica são unânimes em destacar a guinada que “A Mulher do Fim do Mundo” deu na carreira da artista cuja sonoridade extrapolou as fronteiras do samba e flerta escancaradamente com ritmos eletrônicos dando mais ferramentas para que ela exerça seus recursos vocais.

Elza deu sua privilegiada voz e personalidade marcante a uma nova geração de compositores como Guilherme Kastrup, Kiko Dinucci, Romulo Fróes. E a partir do álbum de 2015, seus trabalhos impregnados de referências contemporâneas fazem com que a artista nonagenária leve a seus shows um público de várias gerações, incluindo jovens que poderiam ser seus bisnetos. Não bastasse a ressignificação musical, Elza firmou-se com uma fortaleza moral e política colocando-se como porta-voz das bandeiras afirmativas de mulheres, negros e da comunidade LGBTQ. Confira o clipe oficial de “Juízo Final”, que ganha uma versão temperada em rock eletrônico com animação cheia de referências à luta do bem contra o mal tão contemporânea:

“Planeta Fome” não é uma metáfora para Elza Soares, dona de uma biografia de muita resiliência e luta. Quando começou a fazer sucesso sua versão para “Se Acaso Você Chegasse”, clássico de Lupicínio Rodrigues, a Revista do Rádio publicava a seguinte nota: “Elza Soares a grande revelação do rádio, é mãe de sete filhos”. A cantora dera à luz a primeira vez aos 13 anos.

Autêntica, visceral, Elza se mostrava exatamente como ela era. “Dos meus sete filhos, três morreram. Restam-me quatro para sustentar. Se foi difícil no tempo em que meu marido estava vivo, pior agora, quando me encontro viúva”, disse em entrevista no mesmo ano.

Volta por cima, sacudindo a poeira, Elza deu várias. Enfrentou problemas de saúde que sepultariam a carreira de muitos artistas, não a dela! Elza Soares respira a eternidade.

Veja mais em:

Elza Soares, a senhora da terra toda

 

Deixe uma resposta