MPB

Zé Renato e Pedro Luís para (e com) crianças

zé renato, pedro luis e coro infantil

O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, divulgado em agosto, conclui que as alterações no clima causadas pelos seres humanos são irrefutáveis, irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta. Quem nasceu na última década está longe de ter começado essa crise, mas é a geração que vai sentir esses impactos na pele em pouco tempo. Foi com essa inquietação na cabeça que o cantor e compositor Zé Renato lançou o desafio a um time de intérpretes e compositores para dar forma ao seu mais novo projeto, o disco “Água pra Crianças”, cujo primeiro single “Pra Chover mais Peixe” chega às plataformas de streaming e no Sesc Digital.

A faixa, também acompanhada por um videoclipe que vai ao ar no mesmo dia no YouTube, tem letra e voz do cantor e compositor Pedro Luís, conta com a voz afinada dos 10 alunos do Coro Instituto Sabendo Mais, e traz um recado em favor da natureza e contra o descuido do ser humano com as águas, expostos claramente nos versos e no refrão: “Aviso pra toda gente / Soldado e professor / Aluno e presidente / Gerente e pescador / Que pra chover mais peixe / Inundar o mar / Colorir o rio / Vai ter que cuidar.”

Para Zé Renato, a música chega num momento oportuno, em que as preocupações com a questão ambiental estão na ordem do dia do Brasil e do mundo. “A natureza está dando sinais claros desse excesso de extrativismo, de descuido.” Ao mesmo tempo, o músico ressalta que, pra ele, a arte é o instrumento propulsor dessa mensagem: “Sendo artista e cidadão, sigo tentando fazer a minha parte”, completa.

Na parceria, em que Zé compôs a melodia e Pedro trouxe a letra, ambos corroboram que a música é a matéria-prima pra criançada fazer diferente. Para Pedro, a arte pode ser sempre uma interface complementar de aprendizados, ampliando o que é papel da educação e da cultura. “Acho que a música possui duas qualidades: é entretenimento e é portátil. Uma canção vai com você pra qualquer lugar, assobiada ou cantarolada!”, comenta.

“Pra chover mais peixe” ainda conta com Yuri Quiroga nos beats, samplers, percussão, synth, baixo, guitarra e arranjos; Everson Moraes no trombone; e Marcelo Costa na percussão.

“Não me considero um especialista em canções para crianças, até porque na trilha sonora da minha infância tinha a coleção O Disquinho, com as versões de Braguinha, mas também muito samba e seresta. Sendo assim, as músicas que crio surgem com todas essas referências, e procuramos inserir nos arranjos elementos que evocam, de certa maneira, um espírito infantil”, diz Zé, referindo-se ao coro infantil.

O single faz parte do álbum “Água Pras Crianças”, gravado entre fevereiro e março de 2020, pouco antes da pandemia chegar ao Brasil. O projeto coloca a meninada do coro do “Instituto Sabendo Mais/Escola Nova Holanda da Maré” para colorir as 10 faixas que reúnem parcerias de Zé Renato com Joyce (“De Onde É Teu Navio”), Zélia Duncan (“As Nossas Águas Vão Rolar”), Paulo César Pinheiro (“Ciranda das Águas”), Paulinho Moska (“Pra Natureza Recomeçar”), Ivan Santos (“Água Pra Quê?”) e outros. Além de Pedro Luís, o trabalho conta com participações de Joyce Moreno, Lenine e Marina Íris.

Deixe uma resposta