InstrumentalMPB

A nata do instrumental do Semente Música Viva

Apresentações de Bebê Kramer, João Donato e do Semente ChoroJazz fecham de neste fim de semana a programação do Semente Música Viva, a mais nova cria do Bar Semente, um sinônimo de boa música na Lapa que abrigou artistas da nova geração. Os shows online do Semente Música Viva tiveram direção musical do violonista Yamandu Costa e de Aline Brufato, a gestora do Semente.

O foco na música instrumental, conta Aline, foi mais do que proveitoso. “No fim de semana tivemos resultados muito interessantes para um projeto independente e praticamente 95% de música instrumental e muita música inédita e autoral composta durante a pandemia. A parceria envolvendo Yamandu e o Semente foi um acerto para geração de engajamento nas redes”, comemora Aline, acrescentando que a apresentação do violonista gaúcho na última sexta-feira (2) apresentando temas inéditos compostos durante a pandemia – noite de abertura do projeto e que você confere abaixo –, foi assistida ao vivo por 1300 pessoas.

Bebê Kramer - Foto: Tarita Souza
Bebê Kramer – Foto: Tarita Souza

E nesta sexta (9) quem sobe ao placo virtual, às 20h30, é o gaúcho Alessandro Kramer. Mais conhecido como Bebê Kramer, o acordeonista é considerado uma das revelações da música instrumental do Brasil e tem dividido palcos no mundo com nomes como Toninho Horta, Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Alegre Corrêa, Guinga, Arismar do Espírito Santo, entre outros.

João Donato - Foto: Clever Barbosa
João Donato – Fotos: Clever Barbosa

E sábado (10), no mesmo horário, é a vez de João Donato, um dos precursores da Bossa Nova e referência no chamado jazz latino. Em estado de graça, o pianista não se deixou abater pela pandemia e participou de várias lives e apresentações remotas. Neste ano em que completa 87 anos de vida e 72 de carreira, Donato promete muitas surpresas ao lado de seu filho, o tecladista Donatinho.

Zé Paulo Becker - Foto: Ratão Diniz
Zé Paulo Becker – Foto: Ratão Diniz

E para quem acha que santo de casa não faz milagre, no domingo tem o Semente ChoroJazz, formado pelo violonista Zé Paulo Becker e o trio original das famosas segundas-feiras instrumentais no Semente: Caio Márcio (violão 7 cordas), Tiago do Bandolim e Carlos Cesar (percussão). O repertório mescla o trabalho autoral dos músicos, mas não deixa de lado criativas releituras instrumentais para grandes canções da MPB.

Transmitidos ao vivo no canal de Yamandu Costa no Youtube, os shows são concluídos com um de bate-papo com os artistas de cada noite. O Semente Música Viva foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, através de editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *