Almir Chiaratti ao vivo no quarto

Almir Chiaratti

Depois de surpreender com sua mescla de tons orgânicos e retrô com elementos eletrônicos, o cantor, compositor e multi-instrumentista Almir Chiaratti aponta para outros caminhos musicais com “Frágil”, seu segundo álbum autoral. O trabalho ganhou também uma versão ao vivo e intimista, “Frágil Ao Vivo do Quarto”. Aqui Chiaratti faz uma performance visceral em formato reduzido, com vocal e guitarra. Ao longo dos cerca de 30 minutos, o artista apresenta arranjos inéditos para canções como “Mãe Terra”, “Mundo d’Água” e “SuburbiaPunk”, alguns dos destaques do disco. O quarto citado no título é, na verdade, o espaço de trabalho do músico, com uma cenografia que remete ao seu processo criativo.

Novo nome da MPB alternativa nacional, Chiaratti é um artista que incorpora vários aspectos em torno da sua atividade: é compositor, poeta, cantor, músico, produtor e realizador audiovisual. Seu objeto de interesse é a canção popular brasileira, sobretudo o acento sessentista que fincou as raízes do que hoje tratamos por MPB. “Acredito numa estética suburbana da canção, democrática e capaz de se popularizar para além do eixo centro-zona sul do Rio”, explica.

Chiaratti estreou a carreira solo em 2015 com o álbum de influências da MPB tropicalista dos anos 70: “Bastidores do Sorriso”. Entre 2016 e “Frágil”, foram três EPs em que deixou fluir influências da Vanguarda Paulistana de Arrigo Barnabé, Tom Zé e Itamar Assumpção. A faixa “Triz”, lançada em 2017, é um dos destaques dessa fases.

A guinada sonora trazida por “Frágil” com sua sonoridade eletro-orgânicas e que teve a produção do violoncelista italiano Federico Puppi. Em paralelo à turnê de “Frágil”, Chairatti promove a pré-venda de seu primeiro livro de poemas, “Fissão: Juntar Sílabas Como Quem Separa Átomos”, a ser lançado em 2022 pelo sela editora paulistano Doburro.

“Frágil Ao Vivo do Quarto” foi viabilizado com recursos do edital Cultura Presente nas Redes 2, através do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em breve, o disco ganha os palcos em formato presencial, com show de lançamento, ainda sem data, no Rio.

Deixe uma resposta