Andrea Bocelli, a voz que uniu o planeta na Páscoa do recolhimento

Andrea Bocelli apresenta-se no Duomo de Milano - Foto: Lucca Rossetti/Decca Records
O tenor Andrea Bocelli canta sozinho na Catedral de Milão - Foro: Alessia Porcari/Decca Records
Andrea Bocelli canta na Catedral de Milão – Foto: Alessia Porcari / Decca Records

O tenor italiano Andrea Bocelli viveu neste domingo uma das experiências mais marcantes de sua carreira. Habituado a se apresentar para exigentes plateias nos quatro cantos do mundo, cantou sozinho no icônico Duomo di Milano, na Catedral de Milão, uma das mais belas igrejas da Itália. Milhões de pessoas sintonizaram seus computadores, telefones e demais dispositivos para a acompanhar, de suas casas, a interpretação emocionante deste artista em transmissão ao vivo pelo YouTube. Uma comunhão digna do verdadeiro significado da Páscoa, que é o renascimento.

Vencedor de três Grammys, Andrea Bocelli cantou no Duomo a convite da prefeitura local e da arquidiocese. Estava visivelmente emocionado ao fim da récita: “Vou sempre guardar a emoção desta profunda e inaudita experiência, desta Páscoa Santa que se tornou dolorosa pela situação atual de emergência, mas que ao mesmo tempo se tornou ainda mais fecunda – algo que ficará entre as minhas mais estimadas lembranças de todos os tempos. Esse sentimento de estarmos igualmente juntos e sozinhos – do mesmo modo que todos nós estamos na presença do Altíssimo – mas de ainda podermos expressar em conjunto a voz da oração de milhões de vozes, foi algo que me impressionou e me comoveu profundamente. O amor é um dom. Deixá-lo fluir é o principal propósito da vida. E, mais uma vez, sinto-me agradecido pela vida. A minha gratidão estende-se a todos aqueles que colaboraram para que isso se tornasse possível; a cidade e a Duomo de Milão, e todos aqueles que aceitaram o nosso convite e se uniram num abraço planetário, recolhendo a bênção dos céus que nos dá coragem, confiança e otimismo pela certeza da nossa fé”, disse o cantor, que nasceu com a visão prejudicada em função de um glaucoma e ficou totalmente cego aos 12 anos de idade.

Andrea Bocelli diante da histórica Catedral de Milão num domingo de Páscoa de quarentena na cidade italiana - Foro: Luca Rossetti/Decca Records
Bocelli diante da Catedral de Milão num domingo de Páscoa de quarentena na cidade italiana – Foto: Luca Rossetti/Decca Records

Acompanhado apenas por Emanuele Vianelli, organista da catedral de Milão, Andrea Bocelli interpretou cindo obras peças líricas de inspiração sacra minuciosamente escolhidas para a ocasião e especialmente arranjadas por Vianelli para voz a solo e órgão. Em 25 muinutos de apresentação, Bocelli interpretou “Panis Angelicus”, de Cesar Franck e Helena Lind; cantou a adorada “Ave Maria”, de Bach e Gounod, e “Sancta Maria”, de Steven Mercurio e Mascagni; “Domine Deus” (ária da ópera ‘Cavalaria Rusticana’ de Rossini); e “Amazing Grace” (autor desconhecido). Esta última foi o ato de encerramento do espetáculo, já do lado de fora da igreja numa praça totalmente vazia – um momento extremamente comovente e cheio de simbolismo ao retratar a dura realidade de isolamento m meio ao silêncio de uma cidade em contínuo isolamento.

Se Andrea Bocelli se emocionou com essa experiência inédita, o mesmo pode se dizer de nós, extasiados com a graça e delicadeza de peças sacras históricas interpretadas por cantor lírico de técnica precisa, sem desperdício de notas e completo domínio de seu instrumento, a voz. Mesmo quem não professa a fé católica sentiu uma sensação especial e diferente neste domingo de Páscoa.

A gravação foi lançada digitalmente nos serviços de streaming de áudio poucas horas após a histórica apresentação. Só a transmissão do concerto, batizado de Music for Hope (Música para a Esperança), obteve 22 milhões de visualizações neste domingo no canal de Andrea Bocelli no YouTube. Confira aqui:

A participação de Andrea Bocelli na apresentação foi inteiramente pro bono. O tenor, junto à Fundação que leva o seu nome, está envolvido atualmente numa campanha de emergência do Covd-19. A Fundação Andrea Bocelli (ABF) está fazendo uma campanha de angariação de fundos para ajudar os hospitais a adquirirem instrumentos e equipamentos necessários para a proteção do pessoal da área médica. As doações podem ser feitas pela campanha GoFundMe  ou por email para a Fundação Andrea Bocelli.

Deixe uma resposta