Choro

Chorinho abre série de documentários musicais no Curta!

chorinho

Parece patriotismo barato, mas está longe disso. Com suas dimensões continentais e tendo sofrido influências de vários povos em sua formação, o Brasil é, de fato, o país com a maior diversidade cultural e musical do planeta. Como se fossem países á parte, cada uma de nossas regiões acumula vasta tradição de ritmos, cantos e danças, e até seus próprios instrumentos musicais. A série “Sons Brasilis”, da cineasta Adriana L. Dutra, mergulha neste universo. O chorinho abre nesta segunda (19), às 21h30, a série de 13 episódios a ser exibida no canal Curta!

Nascido na segunda metade do século XIX e tendo como influências o lundu africano e as modas europeias, o choro entra no terceiro século da sua existência, com uma bagagem de mais de 130 anos, firmado como um dos principais gêneros musicais do Brasil. Pode ser considerada como a primeira música urbana tipicamente brasileira, tendo sido influenciado diretamente pela chegada da corte portuguesa em 1808. O choro mantém até hoje uma plateia atenta e fã do  gênero, lotando casas de dança, praças e coretos ao redor do chorinho. O episódio foi gravado na icônica Casa do Choro, no Centro do Rio, e tem a participação de instrumentistas como Yamandu Costa, Luciana Rabello e Paulo Aragão, entre outros. Veja o trailer aqui:

Nos próximos episódio, “Sons Brasilis” contará a história do do forró, do tecnobrega, da nossa música de concerto, do rasqueado, do maracatu, do rap, do samba,  do sertanejo, do frevo, da bossa-nova e da axé music.

 

SERVIÇO

“Sons Brasilis” (Série) – Ep. “Choro”
19/10, às 21h30

Horários alternativos: 20/10, às 1h30 e 15h30; 21/10, às 9h30 e 24/10, às 10h05.

 

 

Deixe uma resposta