Música de Concerto

Cia. Bachiana Brasileira reedita o Festival Bach do Rio em formato online

Cia. Bachiana Brasileira

A Cia Bachiana Brasileira, sob o comando do maestro Ricardo Rocha, teve selecionado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o resgate de mais uma edição do Festival dedicado à difusão da música de Johann Sebastian Bach, o grande criador do sistema tonal, ou ‘temperado’, com suas 48 escalas maiores e menores, adotado por todas as gerações de compositores dos séculos seguintes e base para a música popular no mundo inteiro.

O maestro Ricardo Rocha, regente da Cia. Bachiana Brasileira - Foto: Virgínio Sanches
O maestro Ricardo Rocha, regente da Cia. Bachiana Brasileira – Foto: Virgínio Sanches

Após a sua criação pela Cia. Bachiana em 2007 e reedição nos anos de 2008 e 2009, o Festival Bach do Rio de Janeiro volta agora em sua quarta edição, apresentando e gravando uma das grandes obras-primas desse gênio da história da música, com duas horas de duração: a “Paixão Segundo São João, BWW 245”, escrita para orquestra, coro e seis solistas, reunindo 44 músicos em duas apresentações: uma nesta sexta-feira (16), no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, às 16h, aberta somente para convidados, e outra na histórica e emblemática Catedral do Império, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, neste domingo (18), também às 16h, quando o concerto será gravado.

A “Paixão Segundo São João” foi , composta por Bach em 7 de abril de 1724, às vésperas de Sexta Santa daquele ano. A peça, indicam os pesquisadores da obra do compositor alemão é uma representação dramática do texto contido no Evangelho de João, emoldurada por dois corais e dramatizada de forma reflexiva. Comparada com a Paixão segundo São Mateus, BWV 244, a “Paixão Segundo São João” é apontada como tendo um andamento mais solto e menos acabado.

Devido às medidas restritivas da Covid-19, esta récita poderá receber apenas 30% de sua lotação, o que significa cerca de 60 pessoas no local. Entretanto, a gravação será editada, legendada e lançada oficialmente no YouTube, em data ainda a ser definida, porém entre final de abril e início de maio, ficando depois disponível, gratuitamente, no canal Cia Bachiana Brasileira no YouTube.

“Para Villa-Lobos a música de Bach era “Fonte de folclore universal”. O fato é que Bach influenciou não só todos os músicos, compositores e amantes da música nos últimos 300 anos, mas também a música popular produzida hoje no mundo: ele é o compositor que mais cresce, através da fundação e manutenção de Sociedades Bach em todo mundo, do Rio de Janeiro a Tóquio, dos Estados Unidos e Canadá à Argentina e Chile, da Holanda, Alemanha e Suíça à África do Sul e Austrália, entre outras iniciativas pelo cultivo e difusão de sua música”, destaca o maestro Ricardo Rocha.

Corpo artístico da Sociedade Musical Bachiana Brasileira, fundada em 1986, a Cia. Bachiana Brasileira nasceu em 1991 e desde então desenvolve projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, buscando, de forma disciplinada e perseverante, uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira. Entre esses trabalhos é interessante o projeto Música Brasileira de Concerto, voltada à produção de autores nacionais:

O alto padrão de qualidade com que executa do colonial brasileiro e barroco europeu à música contemporânea, explica a posição que o grupo ocupa na cena da música de concerto brasileira.

 

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