Concerto de Gilberto Gil com a Sinfônica Petrobras ganha versão em EP

Capa do EP “Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo - Foto: Divulgação
Capa do EP “Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo – Foto: Divulgação

Gravado no Theatro Municipal do Rio em maio de 2012, numa noite de teatro lotado, o celebrado projeto “Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo”, de Gilberto Gil, ganha desdobramentos no meio digital com o lançamento nesta sexta (21) de EP, show na íntegra e making of da gravação no YouTube. Tudo bem ao gosto do visionário artista baiano que, mesmo aos 78 anos, se mantém com um das mais bem estruturadas estratégias de gestão da carreira nas novas mídias.

Sem entrar em muitos detalhes, o artista usou suas redes sociais nesta quinta (20) para anunciar os lançamentos. O show no Municipal fez parte das celebrações dos 70 anos do cantor e compositor na ocasião. “Um velho infantil é o que eu tenho sido e o que vou ser até ir embora. Tenho a impressão de que o palco continua sendo um destino no sentido geográfico da minha vida”, disse Gilberto Gil, em entrevistas na época da realização deste concerto histórico.

Gilberto Gil durante os ensaios no Municipal - Fotos: Jorge Bispo
Gilberto Gil durante os ensaios no Municipal – Fotos: Jorge Bispo

O registro do espetáculo havia sido lançado em CD e DVD (parceria da Biscoito Fino com a Gegê Produções) reunindo Gil e a banda formada por Jaques Morelenbaum (violoncelo), Bem Gil (violão), Nicolá Krassik (violino) e Gustavo Didalva (percussão), partindo do conceito rítmico de máquinas eletrônicas, do encontro entre o moderno e o antigo, entre o pop e o regional, marcas do trabalho de Gilberto Gil. Nesta gravação, o quinteto ainda teve o acompanhamento da Orquestra Petrobrás Sinfônica, com regência de Felipe Prazeres, dentro da série MPB & Jazz da Orquestra, que sempre busca o ecletismo de repertório para despertar um novo público para a música de concerto.

Fazem parte do EP as seis faixas editadas originalmente no formato DVD: “Quatro Coisas”, “Um abraço no João”, “Expresso 2222” (todas de Gilberto Gil), “Saudade da Bahia” (Dorival Caymmi), “Lamento Sertanejo” (Gil/Dominguinhos) e “Up from the skies” (Jimi Hendrix). Ouça essas seis faixas aqui com a gente:

E ainda nesta sexta, estreia no canal de Gilberto Gil no YouTube o clipe de “Expresso 2222”, extraído do mesmo concerto, com suas 22 canções. Já neste sábado (22), estreia no canal da Biscoito Fino a apresentação na íntegra. E, no dia seguinte, chega a vez do making of da gravação também chegar ao YouTube da gravadora.

Deixe uma resposta