Eddie Van Halen – guitarras choram sua morte

Eddie Van Halen
Eddie Van Halen
Eddie Van Halen enfrentava há cinco anos um câncer na garganta – Foto: Reprodução

Dono de uma técnica impressionante, Edward Lodewijk Van Halen escreveu seu nome na relação dos maiores guitarristas da história do rock. O fundador da banda Van Halen, um fenômeno musical dos anos 1980, morreu nesta terça (6/10), aos 65 anos, em função de um câncer na garganta.

A informação foi dada pelas redes sociais por seu filho, o baixista Wolfgang Van Halen. “Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir. Todo momento que compartilhei com ele, dentro e fora do palco, foi um presente. Meu coração está partido e acho que nunca irei me recuperar dessa perda por completo”, escreveu em seu instagram.

O cãncer na garganta do músico foi diagnosticado há cinco anos, o que levou a constantes viagens para tratamento na Alemanha. Em 2002, ele se curou de outro tumor, desta vez na língua – Eddie foi fumante por décadas. O tumor na garganta vinha sendo mantido de forma controlada. No entanto, esta seria a razão pela qual o Van Halen estaria inativo há algum tempo – o último show da banda foi em 2015.

Eddie e seu irmão mais velho nasceram na Holanda, mas a família mudou-se para a Califórnia anos depois. Os irmãos sonhavam em montar uma banda de rock, mas o encontro do caçula com a guitarra ocorreu por acaso. Alex tinha uma guitarra e Eddie uma bateria. Certo dia, ao elogiar o desempenho de Alex com as baquetas num solo de “Wipe Out” (hit da banda sessentista californiana Surfaris e que exige bastante dos bateristas), decidiu trocar de lugar com o irmão e passou a se dedicar ao novo instrumento. O estudo árduo e o amor pelo novo instrumento forjaram uma lenda. uma instrumentista genial e criador de riffs grandiosos da história do rock. Quem não o viu em ação, não sabe o que está perdendo. Corra para o YouTube e procure vídeos como esse abaixo de “Eruption”:

Fundada em 1979 tendo, além dos irmãos, Dave Lee Roth (vocais) e Michael Anthony (baixo), o Van Halen emplacou vários sucessos, sendo “Jump” o maior deles, e tornou-se uma das mais populares bandas de rock. Eddie foi apontado pela revista Rolling Stone o 8º maior guitarrista de todos os tempos. Nos palcos, o carisma, o sex appeal e os vocais de Rooth chamavam muita atenção, mas o talento de Eddie Van Halen com a guitarra era igualmente reconhecido pelo público e pela crítica. Um de seus solos e riifs mais festejados, curiosamente, não estão num hit de sua banda, mas na faixa “Beat It”, um dos megasucessos de “Thriller”, de Michael Jackson, um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. O solo é simplesmente matador!

Veja mais em:

Eddie Van Halen, uma morte para gelar nossos corações

Deixe uma resposta