Um álbum diferenciado entra em cena influenciado pelo emblemático movimento Mangue Beat que marcou a música brasileira dos anos 90. O cantor e compositor Gustavo Macacko conecta suas antenas com o futuro da Nova MPB e, ao mesmo tempo, sorve da fonte das nossas raízes ancestrais para apresentar seu novo trabalho autoral, “Antenas Ancestrais”, seu quatro trabalho solo. O artista acaba de ser confirmado no line up do Rock in Rio, apresentando-se no Palco Supernova às 16h30 do dia 10 de setembro.
São ao todo seis faixas produzidas por Marcel Dadalto que misturam o poético rock de Macacko com os beats eletrônicos e as batidas percussivas da cultura popular. Sua poética com os cantadores nordestinos da Beira do Mar sem perder seu característico tom existencialista que faz de Gustavo um cronista do cotidiano.
Cinco das faixas foram escritas em parceria e a outra é uma versão para um cântico popular do Espírito Santo. Mackaco gravou um clipe para trabalhar nas plataformas de streaming. Trata-se de “As Dores do Mundo” com participação de Chandramukha Swami. O vídeo foi gravado no templo Hare Krishna de Teresópolis (RJ) e no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu (ES).

Com uma carreira de 25 anos, Macacko desponta hoje como um dos mais elogiados letristas da chamada nova MPB. Já lançou sete álbuns autorais, dois EPs e dois registros ao vivo. Na bagagem traz projetos e parcerias com grandes nomes da música brasileira, cinco turnês internacionais pela Europa, incluindo Festival de Montreux (Suiça), Tomada da Bastilha (França) e Festival Sudoeste (Portugal), além de participações em coletâneas como Fifa Soccer 12 Soundtrack (Internacional), Rock Brasil e Jovens Tardes (Globo). Enquanto o Rock in Rio não chega, o artista aproveita a retomada dos shows presenciais e iniciou turnê pelas principais capitais do Brasil com seu novo show.