Milton Nascimento e seu adeus aos palcos

Milton Nascimento 2022-fotos-@marcoshermes-45

Não há como não derramar lágrimas. No ano que o icônico álbum “Clube da Esquina” (1972) completa 50 anos e é eleito maior disco brasileiro de todos os tempos, Milton Nascimento vai se despedir dos palcos de uma vez por todas. O cantor anunciou as datas da última turnê de sua carreira, que passar por Brasil, Estados Unidos e Europa.

Chamada “A Última Sessão de Música”, a turnê de despedida de Milton Nascimento começa no próximo dia 11 de junho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e se estende até 13 de novembro, quando ele faz seu último show. A apresentação final do cantor está marcada para o estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Os ingressos para os primeiros shows, na Cidade das Artes, no Rio, no Torino Jazz Festival, na Itália, e no Union Chapel London, na Inglaterra, já estão à venda. As entradas para as outras datas, que no Brasil incluem passagens por São Paulo, Rio e Belo Horizonte, começam a ser vendidas a partir desta quarta-feira (18).

O show de Milton no Rio, que abre a turnê, será diferente, restrito a amigos, artistas e a quem comprar uma entrada em NFT, os tokens não fungíveis. Ou seja, não há venda de ingressos comuns, e quem quiser assistir à apresentação tem que comprar um dos 400 NFTs, obras digitais com uma assinatura do cantor –o desenho que aparece na capa do álbum “Geraes”, de 1976.

Com seis décadas de carreira, Milton Nascimento completa 80 anos em 26 de outubro deste ano. “Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida de tantos anos na estrada sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo – os fãs. E essa turnê foi pensada especialmente pra vocês!”, diz ele no material de apresentação da turnê.

Milton Nascimento ainda revela que “seria impossível fazer essa despedida sem colocar no repertório músicas de todas as fases de sua genial carreira”. “A gente quer proporcionar uma experiência única e emocionante, do começo ao fim”, antecipa o artista que sempre foi aonde o povo está.

O repertório dos últimos shows de Milton deve conter clássicos como “Ponta de Areia”, “Encontros e Despedidas”, “Travessia”, “Cio da Terra” e “Nos Bailes da Vida”.

O cantor e compositor celebrado no Brasil e no exterior pela excelência de sua voz também aparece em um vídeo promocional de “A Última Sessão de Música”, em que reflete sobre sua carreira, fala sobre o Clube da Esquina e outras parcerias, além da despedida dos palcos. “Me tornei cidadão do mundo sem deixar de ser brasileiro”, diz no vídeo:

Há anos o artista vem sofrendo com problemas de saúde que afetam sua extensão vocal. Um aperitivo desse clima de despedida já podia ser sentido no belíssimo concerto sem plateia que artista gravou com a Orquestra Ouro Preto em dezembro último no Cine Teatro de Juiz de Fora (MG) e que pode ser assistido no YouTube. Há momentos de arrepiar aqui, pois a emoção transbordava de Milton, de seus músicos, dos convidados especiais e dos instrumentistas regidos pelo maestro Rodrigo Toffolo. Todos sabiam estar participando de um momento histórico e a obra imensa de Milton merece essa roupagem sinfônica:

A passagem do tempo é inclemente até mesmo os gênios, mas nos bailes da vida ninguém há de esquecer que Milton Nascimento e seus sonhos nunca envelhecerão e ele é um artista para se guardar no lado esquerdo do peito. Ele é do mundo, é de Minas Gerais. E essa última sessão de música se resume aos shows porque Milton tem uma longa travessia pela frente e promete seguir compondo.

 

SERVIÇO
A ÚLTIMA SESSÃO DE MÚSICA
De 11/6 a 13/11
Onde: Rio de Janeiro, Torino, Londres, Lisboa, Castelo Branco, Porto, Braga, Venice, São Paulo, Fort Lauderdale, Nova York, Berkeley e Belo Horizonte
Informações: https://www.aultimasessaodemusica.com/

 

Foto em destaque: Marcos Hermes

Deixe uma resposta