Monobloco fecha programação dos blocos de rua

Monobloco

O carnaval acabou? Calma! Ainda não… A programação de blocos de rua segue neste fim de semana. Um dos pioneiros no movimento de renovação do carnaval de rua carioca, o Monobloco desfila neste domingo (1), fechando a programação de blocos da cidade. Pouca gente sabe, mas esse bloco que hoje arrasta centenas de milhares de foliões pelas ruas do Centro, há 20 anos não passava de uma pequena oficina que ensinava batucada. Do primeiro desfile para cá seus itinerários iam sendo alterados à medida que seu público aumentava.

As oficinas de percussão agora são ministradas nas três capitais onde o Monobloco desfila: São Paulo, Belo Horizonte e Rio. Os ritmistas dão identidade local à proposta do Monobloco, fazendo das baterias referência no carnaval de rua. ” Tudo já pulsa diferente de duas décadas atrás, mas o som do tambor e seu magnetismo são indiscutíveis: a massa vem atrás, atraída pela linguagem da interação, do descompromisso, questionando com ‘por que parou’, ansiando pelo ‘só mais um pouco’. Afinal, é carnaval. E o que pra nós é ano inteiro, pra quem segue o cortejo tem final. Pra nós é sempre recomeço, já há vinte anos e nos próximos vinte”, afirma Pedro Luís, um dos fundadores do Monobloco, comentando a trajetória do bloco.

Confira uma das concorridas apresentações do Monobloco no Circo Voador:

Thais Macedo segue à frente do desfile, no posto de rainha da bateria.  Uma charanga, formada por um potente naipe de metais, promete aquecer o público no início do desfile cuja concentração começa às 8h na Rua 1º de Março. No repertório do Carnaval 2.0, destaque para o novo single “Esse meu Rio”. E a mistura de estilos que transcendem o samba segue com hits pop como “Pro dia nascer feliz”, “Explode coração”, “Onda diferente”, “Descobridor dos sete mares”, “Sonífera ilha”, “Toda forma de amor” e as versões clássicos de canções como “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “É hoje”.

Deixe uma resposta