Videoclipes

Plataforma de lançamentos – nº 11

Chegamos a mais uma edição da Plataforma de Lançamentos, desta apresentando os novos videoclipes de Miguel Bestard – com participação especial de Paulinho Moska-, da banda underground carioca Unabomber, do trio poo gaúcho Dall e do cantor e compositor carioca Arthur Belino. Boa audição!

Novas fronteiras

Guitarrista, compositor, cantor e produtor musical uruguaio radicado no Brasil, Miguel Bestard está na fase de pós-produção de seu segundo disco de estúdio no qual alarga as fronteiras musicais entre o rock, pop, jazz, blues e as sonoridades tanto brasileiras quanto de seu país natal. E antecipa o novo trabalho com o lançamento do single “Êxodo Blues”, um blues urbano e pesado, com participação especial de Paulinho Moska. “Foi uma grande honra e um sonho feito realidade ter o Paulinho Moska nessa minha primeira faixa em português. Moska não só dividiu o vocal como fez a letra em português”, explica Bestard, que vem acompanhando o colega em suas turnês. A faixa está disponível em todas as plataformas de música digital e ganha um clipe, dirigido por Waldyr Neto e pelo próprio Moska, que você assiste aqui:

 

Clássico revisitado

Referência no underground carioca, a Unamboner recriou em ritmo pesado a canção “Canoa Canoa” (Fernando Brant e Nelson Ângelo), clássico do Clube da Esquina imortalizado na voz de Milton Nascimento. A composição de 40 anos atrás aborda uma temática bastante atual, que é a a preservação do meio ambiente e a luta dos povos indígenas. A versão roqueira de “Canoa Canoa” já pode ser ouvida nas plataformas de streaming e no YouTube num belo lyric video feito com base nos desenhos do artista plástico Jhon Bermond:

 

Aprendizado coletivo

“Sobre Viver” é o single que antecipa o EP “Três vidas”, do trio gaúcho Dall. O trabalho une canções existenciais e reflexivas emolduradas por várias várias linguagens musicais, unindo rock, reggae, funk, pop e experimentalismo. No EP prevalece o processo de criação coletiva de seus integrantes: Rodolfo Deon (guitarra, baixo, pad, vocal), Neni Hx (guitarra, baixo, teclado, synths, vocal) e Pedro Graeff (bateria, percussão, vocal). “Esse projeto como um todo representa a consolidação da Dall como uma banda em seu aspecto coletivo. A banda começou como um projeto mais de minha autoria e foi, aos poucos, sendo abraçada pelo Neni e pelo Pedro a ponto de criarmos esse EP em que há uma música de cada um e todos cantam. Geralmente eu trago influências mais experimentais e o Neni influências mais pop, e no EP a minha música é a mais pop de todas e a do Neni a mais experimental – algo que, no meu ver, comprova nosso entrosamento musical”, conta Rodolfo. Assista aqui o clipe de “Sobre Viver”:

 

 

Universo autoral

Os assuntos do coração são temas frequentes na obra do cantor e compositor carioca Arthur Belino, que acaba de lançar “Por Inteiro”, seu segundo álbum que chega ao público cinco anos após o trabalho de estreia, “O que se esconde por trás da vergonha”. Os dois álbuns têm produção de André Paixão e Lourenço Vasconcellos. “Algumas das músicas deste disco foram compostas durante um período de um ano e meio que passei correndo o mundo, uma viagem apenas com passagens de ida, sem data de retorno. Passei por locais na Europa e Ásia e, mesmo viajando sem violão, as composições nasciam quando encontrava violões pelo caminho”, conta Belino. Assista aqui o clipe de “Na Minha Cabeça”, que aborda um amor platônico:

 

 

 

 

Deixe uma resposta