Videoclipes

Plataforma de Lançamentos – nº 26

Chegamos a mais uma edição da Plataforma de Lançamentos e nesta semana temos algumas mensagens antirracistas como a regravação pelos Detonautas de uma canção-denúncia de 2003 de Gabriel O Pensador. a transbordante releitura de Peter Gabriel e músicos do projeto Playing for Change para uma de suas mais emblemáticas canções. E a diversidade da novíssima geração da MPB nos chega com a dupla formada por Vittória Braun e Rafael Lorga e o quarteto Paiol Sonoro, uma boa supresa musical que abre caminhos desde lá de Campos dos Goitacazes (RJ).

 

Racismo nunca mais

“Racismo é Burrice” é a música escolhida pelo  Detonautas Roque Clube como seu primeiro single de 2021. A canção de Gabriel O Pensador, que também participa da gravação, foi lançada em 2003 pelo rapper carioca e segue mais atual do que nunca, lamentavelmente. Seu videoclipe em formato de colagens produzido pela Seven Content teve o roteiro concebido por Tico Santa Cruz e por Fábio Masson, que também assina a direção. “Nós que temos a pele clara sabemos que somos privilegiados e as nossas responsabilidades são do tamanho dos nossos privilégios”, avisa Tico na abertura do vídeo. Romper os grilhões do racismo estrutural, herdeiro de nosso vergonhoso passado escravocrata, é dever de todo brasileiro consciente, pois ser racista por aqui é mais do que burrice, é crime!

 

Steve Biko presente!

“Você pode apagar uma vela, mas não pode apagar o fogo. Assim que as chamas começarem a pegar, o vento vai soprar mais alto”, assim cantava Peter Gabriel em sua icônica canção “Biko”, dedicada ao ativista negro Steve Biko, cujo brutal assassinato em 1977 impulsionou a luta mundial contra o regime de apartheid na África do Sul. É de sua autoria o slogan “Black is Beautiful”, adotado globalmente em todas as lutas identitárias da raça negra. Sua biografia escrita pelo jornalsita Donald Woods serviu de base para o roteiro do filme “Cry Freedom”, dirigido por Richard Attenborough e estrelado por Denzel Washington. A canção do ex-vocalista do Genesis foi lançada em 1980 no álbum “Peter Gabriel” (1980). Aqui, Gabriel aparece neste emocionante clipe com o violoncelista chinês Yo Yo Ma, a cantora e compositora beninense Angélique Kidjo e músicos e dançarinos de todas as raças e nacionalidades produzido pelo movimento Playing for Change. Impossível não se emocionar:

 

Um salto no azul

Cores, paisagens e afetos. Essas são as três palavras escolhidas da dupla Vittória Braun e Rafael Lorga para resumir o clipe de “Jornada”, primeiro single do novo disco desses parceiros de música e vida, “Salto no Breu” (independente) gravado ao longo de três meses com produção musical do baiano Pedro Itan e coprodução de Claudio Nucci, fundador do Boca Livre. A música inaugura a parceria do carioca Rafael Lorga com Iara Ferreira, paulista da divisa com Minas Gerais. Iara vem sendgravada por artistas em ascensão, como Ilessi, Júlia Vargas, Luisa Lacerda, Nina Wirtti e pelo trio Pietá, do qual Rafael faz parte. “Jornada” descreve uma viagem por diferentes brasis, a partir do desejo de desvendar novos caminhos e desatar os nós. Partindo do sertão em direção ao mar, passando por veredas, cafundós e também pelas grandes cidades, a música carrega uma sonoridade que aponta para um imaginário de América Latina que Vittória e Rafael gostam de ouvir, sentir e transmitir. Dirigido por Caio Riscado, o clipe apresenta imagens que buscam re-banhar as secas dos nossos sertões (pessoais) com correntes de azul: azul ar, azul água, azul céu e azul mar.

 

Esse paiol é brasileiro

“Batuque Sertão” é o primeiro vídeoclipe de “Dia Útil”, álbum de estreia do grupo Paiol Sonoro, formado por Denison Caminha (bateria), Fred Brito (percussão), Clara Rocha (piano) e Ricardo Lyra (guitarra). O grupo de Campos, no Norte Fluminense explora a sonoridade caiçara de sua região nativa e é fortemente influenciado por ritmos latino-americanos. Com roteiro e edição de Alef Loureiro, o vídeo traz imagens da festa de Santo Amaro, o maior evento popular da baixada campista.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *