Videoclipes

Plataforma de Lançamentos – nº 27

plataforma de lançamentos

Chegamos a mais uma edição da Plataforma de Lançamentos e nesta semana temos três clipes de artistas com feats: Roberta Spindel + Rodrigo Suricato, banda Hotelo + Vitor Kley e de Zeeba + Carol Biazin; e do carioca Rodrigo Torrero que ataca de homem-banda, mostrando os perrengues da vida de cantautor nos dias de hoje.

Vida de artista (nos tempos de hoje)

Cantar, compor, gravar, produzir, pensar na estratégia das redes sociais, na divulgação, nas fotos, na mixagem, na banda… Quem acredita no mito de que vida de artista é fácil está muito enganado. Fazendo uma crítica bem-humorada à realidade “prática” do artista independente, o carioca Rodrigo Torrero apresenta o videoclipe da canção “A Banda de um Homem Só”, um divertido e ácido baião-indie. A animação tem como inspiração um outro lado da jornada do músico, que nem sempre é perceptível ao público e que vai muito além da parte artística, de fato: o excesso de trabalho, o acúmulo de funções e, no fim de tudo, o processo de precarização. “A canção surgiu como uma forma de chamar a atenção para essa nova realidade do mercado que todo artista independente vivencia. E o clipe traz essa reflexão, brincando com a imagem do “artista empreendedor”, essa nova forma de se fazer música hoje”, comenta o artista, que pensando no clipe registrou todo o processo de produção, criação, estratégia e distribuição da música, que chegou nas plataformas digitais em dezembro. As plataformas de música e as redes sociais ganham um certo protagonismo no vídeo. “Quis demonstrar a ambiguidade disso tudo. Por um lado, precisamos das redes para mostrar nosso trabalho, ser ouvido, divulgar… É parte do processo. Por outro lado, também há uma certa mendicância nisso tudo. Isso não poderia faltar, já que retrata bem o cotidiano do artista independente”, reflete o cantor e compositor.

 

Quem acredita, sempre alcança

Pouca gente se dá conta disso mas “Mais Uma Vez”, umas das mais líricas canções da Legião Urbana, é uma parceria de Renato Russo com Flávio Venturini. Tantos anos depois da morte de Renato, ela segue atual com sua mensagem de esperança em dias melhores porque “Mas é claro que o sol / Vai voltar amanhã / Mais uma vez, eu sei / Escuridão já vi pior / De endoidecer gente sã / Espera que o sol já vem”. “Mais Uma Vez” foi uma das músicas mais ouvidas pela cantora e compositora Roberta Spindel no início da pandemia. “Quando isso começou, eu estava totalmente confinada. Essa música fala de confiança. Quando a gente sabe o que vai acontecer, é mais fácil confiar. Ela trouxe uma luz naquele momento em que não sabíamos o que ia acontecer. Renato Russo estaria completando 60 anos e eu refleti muito sobre como ele nos toca com verdades”, diz a artista que gravou um single da canção com a participação de Rodrigo Suricato, que canta e toca o violão e a guitarra barítona. Comnpletam o time de músicos Lourenço Monteiro (bateria), Rodrigo Tavares (teclados) e Fabrício Matos (programação e violão). “Eu já conhecia o Rodrigo, gosto dele como pessoa e como artista. E gosto muito do estilo dele, do que ele acrescenta para a canção. O que poderia emprestar para a canção, ele emprestou. Rodrigo trouxe muito dele para este universo”, comenta Roberta. Vamos conferir:

 

 

Por dentro de um relacionamento

Parte do projeto “Início, Meio e Fim”, a música “Maior Que Nós”, da banda Hotelo, acaba de ganhar um videoclipe com a participação de Vitor Kley. Em “Início, Meio e Fim”, a banda formada por Deco Martins (voz), Conrado Banks (baixo/backing vocals), Julinho Pettermann (guitarra/ backing vocals) e Tito Caviglia (guitarra) canta as diferentes fases de um relacionamento, o que resultará no lançamento de três EPs que, no final, formarão um álbum completo. “Maior Que Nós” compõe o repertório de “Meio”. O trabalho como um todo carrega o mesmo conceito, linguagem, em todas as etapas. Nas últimas semanas, o quarteto também foi destaque graças a um vídeo em prol da vacina contra a Covid-19 com uma música criada para conscientizar o público de que a vacina é vida.  Fiquem aqui com o clipe de “Maior que Nós”, com direção de Hideki:

 

 

Quando tudo acaba

Zeeba acaba de lançar o single da autoral “Cansei”, num feat com a cantora, compositora e instrumentista Carol Biazin. A faixa, com produção de Bruno Martini, fará parte do próximo álbum do cantor. A faixa ganhou um clipe gravado pela dupla na casa que era dos avós de Zeeba. “Todos os vídeos do próximo trabalho serão gravados nessa casa que era deles, um em cada cômodo”, conta o cantor. “Nas cenas, eu e a Carol estamos vestidos com cores diferentes, para mostrar que as vibes de um casal às vezes estão opostas”, completa o artista, lembrando que o curta, com direção de César Ovalle, retrata um relacionamento que não deu certo. “Em momento algum a gente interage, como se de fato ela não existisse e fosse somente a lembrança dela no ambiente”, explica Zeeba. O clipe não tem efeitos especiais e as trocas de cores foram todas feitas gradualmente na edição. Uma máquina de fumaça foi instalada durante as gravações para passar uma sensação de que tudo aquilo é nebuloso, um sonho ou uma ficção. Reflexo dos tempos atuais, Carol e Zeeba se conheceram remotamente durante live para uma revista. E a nova amizade estreitou laços logo depois que Carol cantou em seu Instagram um trecho de “Eu Te Quero”, do repertório do cantor e compositor estadunidense, filho de pais brasileiros e com mais de 3,6 milhões de seguidores no Spotify. Confira “Cansei”:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *