Plataforma de Lançamentos – nº 4

Chegamos a mais uma edição da Plataforma de Lançamentos, desta vez com videoclipes do duo Benji & Rita, do instrumentista e cantor Jules Vandystadt, da cantora e compositora Gabi Doti e o hit-meme cheio de verdades “Inominável”, que agora tem, finalmente, seu criador conhecido.

Paisagens sonoras

A cantora Rita Figueiredo e seu marido, o violonista americano Benji Kaplan, estavam no início do ano Brasil para lançar o primeiro álbum, “Benji & Rita”, e imediatamente tiveram que regressar aos Estados Unidos atendendo à convocação do governo dos Estados Unidos para que seus cidadãos no exterior voltassem ao país por conta da Covid-19. Por morar no Brooklyn, em Nova York, no epicentro da pandemia o casal achou prudente cumprir o isolamento com a família numa casa no meio da floresta no Hudson Valley. “Após um mês, lembramos o quanto a nossa música “Passatempo” combinava com essa situação toda”, conta Rita, que produziu o clipe em casa com imagens contemplativas e que receberam tratamento computadorizado. “Essa natureza tem nos trazido um pouco de paz em meio a esse turbilhão de incertezas”, completa a cantora. Assista o clipe e se deixe levar pela delicadeza da canção de autoria da dupla.

 

Na esquina, mas em casa

Ainda na série de mimos musicais para a quarentena, descobri essa singela releitura da clássica “Clube da Esquina nº 2” com esta bela interpretação do instrumentista e cantor Jules Vandystadt, totalmente produzida em casa. E ainda com o requinte de coro adicional em tons diferentes, com todas as vozes gravadas por Jules, que assina os arranjos vocais do Cantareiros, uma ONG coral que canta em hospitais e asilos levando arte e conforto para quem precisa. Confira aqui:

 

Legião estrangeira

Uruguaia radicada no Brasil, a cantora e compositora Gabi Doti recorreu ao produtor Moogie Canazio, por sua vez um carioca radicado em Los Angeles, para produzir o álbum “Outra Razão”. O trabalho foi gravado na Califórnia, com a direção musical de Daniel Baker e a colaboração de músicos locais, o que garantiu não só apurada qualidade técnica como uma interessante levada pop que não descaracterizou as boas canções da artista. Assista o clipe “Otra Razón”, com direção geral de Rodrigo Cardoso e direção de fotografia assinada por Elder Miranda Junior:

 

Nome aos bois

Gravada em formato voz e violão e até então de autoria desconhecida, “Inominável” foi lançada em agosto de 2019 viralizou rapidamente no YouTube e nas redes sociais e grupos de WhatasApp. É notório quem é o personagem em questão, mas o atraso em que estamos mergulhados  é tão grande que muito mais gente se encaixa neste perfil abjeto. “Escrevi esta música e a deixei na gaveta, pelo receio que tinha da repercussão. Mas os absurdos foram só aumentando, até chegar a um ponto que não dava mais. Gravei e divulguei nas redes. Ela acabou viralizando sem autoria. Houve reações negativas, claro, mas recebi incontáveis pedidos de agradecimento pelo ‘desabafo’ que a música provoca”, diz o cantor e compositor Alvaro Gribel. Agora, mais atual do que nunca, chega às plataformas digitais com distribuição da Tratore. Relembre “Inominável aqui:

 

Deixe uma resposta