Bossa NovaMPB

Rio Bossa Groove relembra João Gilberto

Chega de Saudade, o álbum icônico de João Gilberto, da Bossa Nova, da música brasileira e do que mais o João Gilberto quisesse completa 60 anos em 2019. O vinil de 78 rotações que marca a estreia do cantor e compositor baiano teve a proeza de figurar por 31 anos consecutivos no catálogo da então gravadora Odeon. O perfeccionismo de João fez com que o trabalho fosse concluído em cinco datas espalhadas entre julho de 1958 e fevereiro do ano seguinte. Embora João não compusesse com a mesma assiduidade de Tom Jobim, Vinicius de Morees e Carlos Lyra foi a interpretação joãogilbertiana que estabeleceu os parâmetros estéticos da Bossa Nova seja na voz ou no violão. Na próxima sexta, o Rio Bossa Groove apresenta na Sala Municipal Baden-Powell, a partir das 18h, um tributo ao mestre.

Formado por Gustavo Martins (violão e voz), Heitor Pitombo (baixo e voz), Cleto Paiva (bateria) e Marcello Guimarães (piano), o Rio Bossa Groove tocará na íntegra as 12 faixa de Chega de Saudade que são: Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes), Lobo Bobo (Carlos Lyra / Ronaldo Bôscoli), Brigas, Nunca Mais (Antônio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes), Hô-bá-lá-lá (João Gilberto), Saudade Fez um Samba (Carlos Lyra / Ronaldo Bôscoli), Maria Ninguém (Carlos Lyra), Desafinado (Newton Mendonça / Antonio Carlos Jobim), Rosa Morena (Dorival Caymmi),  Morena Boca de Ouro (Ary Barroso), Bim Bom (João Gilberto), Aos Pés da Cruz (Marino Pinto / Zé da Zilda) e  É Luxo Só (Ary Barroso / Luiz Peixoto). Completam o repertório do espetáculo outras canções imortalizadas por João. Confira o álbum original na íntegra:

Depois da morte de João Gilberto muito se disse sobre sua relevância para a música. Aproveito o momento para deixar aqui quatro links da série de vídeos Porque João Gilberto é João Gilberto que Arthur Nestrovski, diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, gravou para a revista Piauí comentando o legado do inventor da bossa nova sobre quatro óticas “Antes e Depois”, “A Palavra e a Música”, “O Violão” e “Uma ideia de Brasil”. Assistam! É fundamental:

Leia mais sobre João Gilberto nos links abaixo:

Ainda João Gilberto

Ainda (mais) sobre João Gilberto

Histórias das canções de Marino Pinto no repertório de João Gilberto

 

Serviço

Rio Bossa Groove – Tributo a João Gilberto
16/8, às 18h
Sala Municipal Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360)
Ingresso: R$ 40 e R$ 20

Deixe uma resposta