reggae

The Wailers lança o primeiro álbum após hiato de 25 anos

Capa de ‘One World’, novo álbum do The Wailers

Uma das bandas icônicas do reggae e parceira de palco do astro Bob Marley, a The Wailers mostra a velha e boa forma com “One World” ( Sony Music), o primeiro álbum do grupo em mais de 25 anos. Com produção de Emilio Estefan (dono de 19 estatuetas do Grammy),as 14 faixas do projeto misturam diferentes gerações do reggae e ainda contam com tempero brasileiro. A Natiruts e Carlinhos Brown participam de uma das faixas.

Os brazucas canta em inglês a música “When Love Is Right” e Brown gravou a percussão da faixa. “Ao lado de Bob Marley, os Wailers ajudaram a construir uma das mais bonitas e importantes histórias da música mundial. Para nós , termos sido o artista de reggae escolhido para representar o Brasil nesse projeto é motivo de grande alegria”, comemora Alexandre Carlo, vocalista do Natiruts.

O Natiruts representa o Brasil no novo álbum do The Wailers - Foto: Carlos Muller
O Natiruts representa o Brasil no novo álbum do The Wailers – Foto: Carlos Muller

O disco inclui ainda nomes como Julian Marley, indicado ao Grammy; a estrela em ascensão Emily Estefan que faz os vocais em em “Destiny” e “Good Time”; Kush Gad, com um verso em destaque para “When Love Is Right”; o gaitista de jazz Frederic Yonnet, em “When Love Is Right” e “Only in Jamaica”, além de um verso em destaque de Jesse Royal em “Good Tim”.

A banda aguarda o melhor momento para começar a correr o mundo com a turnê de lançamento. “Estamos animados e mal podemos esperar pelo lançamento. É um ótimo álbum. Agradecemos a todos que abriram caminho para o nosso futuro. Meu pai tem sido uma grande inspiração e professor, me guiando até este ponto onde pudemos conhecer Emilio Estefan. Agora temos um álbum de primeira classe, do qual todos estamos orgulhosos”, avalia Aston Barret Jr, filho de um dos criadores do The Wailers. Confira o ótimo “One World”:

A nova formação do The Wailers reúne filgos e parentes dos músícos da banda original - Fotos: Divulgação
A nova formação do The Wailers reúne filhos e parentes dos músícos da banda original – Fotos: Divulgação

No início do ano, o The Wailers lançou o primeiro single, “One World, One Prayer”, uma música poderosa focada em unidade, amor e inclusão além das diferenças culturais. Também produzida e escrita por Emilio Estefan, “One World, One Prayer” mistura reggae jamaicano com os sons do gênero latino urbano. Promovendo o tema da inclusão das culturas, a faixa apresenta Farruko, o astro jamaicano Shaggy e, de certa forma, dá continuação ao legado de Bob Marley junto com Cedella Marley e seu filho Skip Marley. Neste ano celebram-se os 75 anos de nascimento de Bob Marley, o artista que tornou o reggae um ritmo universal.

Bob Marley e a formação original do The Wailers – Foto: Reprodução

Bob Marley e o The Wailers gravaram, fizeram turnê e fizeram história juntos entre 1972 e 1981. Foi o próprio Bob Marley que pediu ao The Wailers para que ficassem juntos. Hoje, levando em frente a missão, estão membros legítimos, filhos de lendas e uma série de músicos com um talento enorme. Barrett Jr surpreende ecoando o estilo de bateria one drop de seu tio (Carlton Barrett). O guitarrista Donald Kinsey se une a Wendel Ferraro, dando forma à essa identidade sonora clássica. Josh David Barrett consegue o aparentemente impossível incorporando com confiança Bob Marley ao cantar com muita personalidade. Owen Reid (da Uprising Band de Julian Marley e ex-aluno de Aston Barrett) e Andres Lopez adicionaram ainda mais qualidade à uma formação incrível, que também conta com Tyrone Downie, o mais jovem da formação mais antiga do The Wailers, o saxofonista Glen Dacosta e Dennis Thompson, o engenheiro da banda desde seus primórdios.

Shema McGregor, filha da vocalista de I Three, Judy Mowatt e do pioneiro do reggae Freddie McGregor, é acompanhada por Anne-Marie Thompson (uma cantora gospel de habilidade impressionante) e Tamara Barnes, na indústria fonográfica há mais de 20 anos, apresentando backing vocals em estúdio e no palco para I-Threes, Jimmy Cliff, Ky-Mani Marley, Beres Hammond e Freddie McGregor, entre muitos outros. Juntas, trazem os mais suaves backing vocals, contribuindo para este caldeirão único, ao mesmo tempo clássico e moderno de forma estimulante.

Deixe uma resposta